sobre
artesanato intelectual
Ajudamos pessoas e organizações a tomarem [melhores] decisões guiadas por dados. Fundada pelos jornalistas e pesquisadores Francisco Amorim e Marjuliê Angonese, a Soda Numérica nasceu com o propósito de transformar realidades por meio da investigação científica aplicada.
Para isso, a Soda [acrônimo da expressão inglesa social data] associa estratégias metodológicas validadas no campo científico às novas tendências da pesquisa, como o emprego de modelos baseados em redes neurais (deep learning), para identificar padrões e tendências em cenários complexos.
O conceito de ateliê de dados vem do desejo de seus idealizadores de associar saberes acadêmicos, conectados à investigação científica, às necessidades de uma sociedade datificada, mas pouco orientada a dados.
líderes
Francisco Amorim, PhD
Marjuliê Angonese, PhD student
currículo lattes contato: marjulie@sodanumerica.com
Consultores ad hoc
Acreditamos em uma ciência sem fronteiras disciplinares. Por isso, contamos com especialistas que colaboram com investigações específicas, sempre que a pesquisa exige uma visão transdisciplinar. Os consultores contribuem não apenas no delineamento de estudos como também na interpretação de seus resultados.
Programa de mentoria
Apostamos na transformação pela educação. Por essa razão, integramos jovens pesquisadores e jornalistas, egressos do ensino superior, a algumas iniciativas da Soda. Ele participam de diferentes fases de investigações dirigidas e orientadas, aprendendo na prática a fazer ciência, ao mesmo tempo em que contribuem com questionamentos e insights.
Parceria com outras instituições
A cooperação e a troca de saberes é a base de boa parte das iniciativas da Soda. Entre nossos parceiros, estão grupos de pesquisa, empresas jornalísticas e ONGs.
Quer saber mais sobre nosso projeto? Converse com a gente.